4 jogadas ilegais de Yugioh!
Sabia que existem jogadas em yugioh que são proibidas? Jogadas que se realizadas corretamente travam o duelo em um loop infinito e por isso a Konami resolveu torna-las ilegais, dêem uma conferida:
Jinzo e Royal Decree
Um exemplo complicado de jogada em Yu-Gi-Oh envolve Jinzo e sua habilidade especial de negar qualquer carta armadilha em campo. Consideremos a seguinte situação:
- Você tem o Jinzo no seu campo e a armadilha Skill Drain virada para baixo.
- Logo em seguida, você usa Amplifier em Jinzo! A partir de agora, o efeito de bloqueio das armadilhas por Jinzo é cancelado para suas cartas, permitindo a você usar suas armadilhas, certo?
- Perfeito! Agora, você pode usar o seu Skill Drain para remover as habilidades dos monstros no campo e, por exemplo, atrapalhar algum monstro poderoso de seu oponente. Mas como são TODOS os monstros do campo, Jinzo também é afetado. E aí vêm a complicação.
- No momento que Skill Drain cancela o efeito de Jinzo, seu oponente pode jogar suas armadilhas. Quer dizer… quase todas, pois usar Royal Decree é uma jogada ilegal!
O efeito da armadilha em questão nega o efeito das outras armadilhas do jogo, ou seja, ela negaria a Skill Drain. Por consequência, o efeito de Jinzo, voltaria a funcionar e assim negaria Royal Decree. Uma vez Royal Decree negada, o efeito de Skill Drain volta ativa, negando mais uma vez Jinzo, permitindo o efeito de Royal Decree acontecer novamente… ou seja, um loop infinito de jogadas que travaria o jogo! Por isso, os jogadores não pode usar Royal Decree com a mesa nessa configuração.
Ufa! Complicado, não é?
Cyber Blade e Falling Down
Pronto para conhecer a segunda jogada ilegal da nossa lista? Então imagine agora a seguinte mesa:
- Você está com um monstro no seu campo: um Jinzo de novo! E seu oponente possui dois monstros do tipo Archfiend.
- Logo depois, ele joga a magia Falling Down, onde ele escolhe um monstro do seu campo e passa a ter o controle dele.
- Assim, ele equipa Falling Down no seu Jinzo, desce mais cartas, ataca e termina seu turno.
- Se você tiver na sua mão um Polimerization e uma Cyber Blader, usá-las respectivamente, nessa configuração seria uma jogada ilegal!
Quer saber por quê? Vamos te explicar, calma!
Quando a Cyber Blader está no campo, ela possui um efeito que varia de acordo com a quantidade de monstros no campo de seu oponente: nesse caso, três. Sendo assim, ela possui a habilidade de negar todos os efeitos de cartas mágicas, armadilhas e habilidades que seu oponente controla. Ou seja, ela negaria o Falling Down.
Sendo assim, seu oponente perderia o controle de Jinzo, que voltaria ao seu campo. Mas quando ele volta para seu campo, seu oponente passa a ter dois monstros, mudando o efeito de Cyber Blader e reativando a carta mágica Falling Down, que ganharia mais uma vez o controle de Jinzo. Ou seja: vocês cairiam em mais um círculo vicioso.
A questão do Pole Position
O Pole Position é uma das cartas que mais criam círculos repetitivos, por isso é muito importante ficar atento quando ela está em campo. Imagine que você está jogando com um deck do estilo Fire Fist:
- No seu campo, você está com duas mágicas Fire Formation.
- Você desce Brotherhood of the Fire Fist — Bear, que possui 1600 de ataque. As mágicas fazem com que ele ganhe +100 ATK por cada uma, ficando assim com 1800 de ataque.
- Além dessas cartas no campo, você também possui a armadilha Pole Position ativada. Essa carta faz com que a criatura com maior poder em campo fique imune ao alvo de habilidades mágicas, ou seja, Brotherhood of the Fire Fist — Bear volta ao seu ATK inicial, 1600.
- Agora é o turno de seu oponente. Nessa configuração, é uma jogada ilegal, seu oponente invocar uma Denko Sekko, que possui 1700 de ATK.
Olha só por que: quando Denko Sekko entra em campo, ela automaticamente passa a ser a criatura com maior ataque, ou seja, o efeito de Pole Position passa a afetá-la. Quando a armadilha faz isso, Brotherhood of the Fire Fist — Bear volta a receber o bônus de ATK das cartas mágicas e assim, fica com 1800 de ataque, se tornando a criatura com maior ATK em campo. Ou seja, Pole Position muda seu efeito para ele e assim inicia-se mais um loop infinito!
Snatch Steel e Jinzo
Mais uma vez, nosso querido Jinzo aparece como protagonista de uma jogada ilegal! Consideremos este cenário:
- Você possui no seu campo um Sealmaster Meisei, juntamente com a armadilha Talisman of Spell Sealing. Ou seja, essa combinação faz com que cartas mágicas não possam ser ativadas, e o efeito de todas cartas mágicas do campo é negado.
- Seu oponente possui um Jinzo e a carta mágica Amplifier equipado a ele.
- Nessa configuração, Jinzo vai negar o efeito do Talisman of Spell Sealing com seu efeito, e vai permitir que o efeito da carta mágica Amplifier aconteça em Jinzo.
Pensou nessa cena? Agora vem a possível jogada ilegal: nessa configuração, jogar a mágica Snatch Steel para roubar o Jinzo de seu oponente seria ilegal.
Veja por que: quando Jinzo passa para seu controle, equipado com Amplifier, ele passa a ativar seu efeito para suas cartas, ou seja, suas armadilhas voltam a ser funcionais! Assim, Talisman of Spell Sealing entra em ação e nega o efeito de todas as cartas mágicas no campo. Sendo assim, Snatch Steel perde seu efeito, e Jinzo volta para o controle do seu oponente.
Percebeu o que está acontecendo? No controle de seu oponente, Jinzo anula novamente o efeito do Talisman of Spell Sealing que, por consequência, volta o efeito de Snatch Steel que rouba Jinzo, que ativa o Talisman e… loops, loops e mais loops!
Por enquanto é isso pessoal, em breve mais artigos interessantes.